MJ Best Of Joy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Michael e Mozart: um virtuosismo Correspondente

Ir para baixo

Michael e Mozart: um virtuosismo Correspondente   Empty Michael e Mozart: um virtuosismo Correspondente

Mensagem por MimiJak Sex Jun 24, 2011 2:39 pm

Como não achei um lugar mais apropriado como - Histórias de Encontros e Desencontros com e sobre Mj - vou Postar essa como Homenagem - Ok!!!
Michael e Mozart: um virtuosismo Correspondente

Michael e Mozart: um virtuosismo Correspondente   Mm110

Uma imagem impressionante que descreve o encontro ficcional do prodígio musical Wolfgang Mozart e Michael Jackson. Esta foto foi tirada em 1997 no Museu Grévin em Paris, onde uma imagem em cera de Michael também está em exibição. Isso tira o meu fôlego para as suas implicações e imaginações. Existe uma estranha congruência entre os dois artistas, ambos morreram em uma nuvem de suspeita enquanto estavam à beira de revivals seguidos patamares não confirmados.

Antes de continuar detalhando suas semelhanças biográficas, uma forte relação entre esses artistas podem ser retirada simplesmente de seus nomes. O nome de Mozart “Gottlieb”(“Amadeus”) significa “Amado de Deus”. O nome “Michael” é comumente traduzido como “Quem é como Deus?” que expressa uma pergunta ou melhor, uma inquisição para inspirar o homem a buscar a identidade de Deus. Realmente, a música criada por estes dois indivíduos evocou a espiritualidade entre os ouvintes a um grau de grande importância. Pode ser uma missa de Mozart ou um dos hinos humanitários de Michael, mas uma coisa é certa: milhões de pessoas têm sido espiritualmente inspirados e preenchidas por sua música. É oportuno mencionar uma citação por Sir Georg Solti aqui: “Mozart faz você acreditar em Deus – muito mais do que ir à igreja – porque não pode ser por acaso que tal fenômeno chega a este mundo e neste tempo, morre após 36 anos, deixando para trás um número tão ilimitado de obras sem precedentes.”

Michael foi o sétimo filho em sua família, como Mozart também foi. Abençoado número sete! Quando crianças, eles possuíam uma maturidade musical que garantiu a fluência de expressão. Daines Barrington da Royal Society de Londres, escreveu um relatório detalhado em 1770 sobre a capacidade de Mozart para extemporaneamente capturar emoções como o amor em sua música, as emoções que ele dificilmente poderia ter experimentado em si mesmo, aos nove anos de idade. O mesmo vale para o pequeno Michael. Berry Gordy da Motown descreveu-o cantando “Who’s Lovin ‘You”, de Smokey Robinson: “Ele cantava com a tristeza e a paixão de um homem que tinha vivido a tristeza e o desgosto durante sua vida inteira.”

Além de tocar violino e teclado, Mozart também cantava na turnê como um prodígio. Pelos relatos contemporâneos, ele tinha uma voz mais suave, delicada, mas que era incrivelmente poderosa quando necessário. O mesmo pode ser dito de vocalizações de Michael

Eume deparei diante desta imagem online e pensei que seria interessante incluir aqui. A pintura de Mozart data de 1770, em Roma, e é autenticada, mas ainda é agradável de usar a imaginação ao lado da imagem autenticada de Michael. É estranhamente significativo notar que mesmo as imagens autenticadas de Mozart variam tanto quanto as fotos de Michael Jackson ao longo de sua carreira

Michael e Mozart: um virtuosismo Correspondente   Michae28


Por toda a paixão e fama que se seguiram, esses artistas permaneceram sensíveis e preocupados com ser amado. Quando criança, Mozart era inquisitivo e constantemente perguntava a outras pessoas se o amavam. Parecia ser sua maior preocupação. Andreas Schachtner, músico da corte de Salzburgo e amigo, disse: “Ele costumava me perguntar dez vezes em um dia se eu o amava, e às vezes quando eu dizia que não, apenas por diversão, brilhantes lágrimas brotavam de seus olhos, tão carinhoso e gentil era seu bom coração.” Michael disse em sua entrevista de 1993 com Oprah: “Eu amo o que faço e amo as pessoas que amam o que faço e ser amado. Eu simplesmente quero ser amado onde quer que eu vá.” E em termos de amor romântico, ao que parece, consta que estes dois jovens foram românticos incorrigíveis, expondo que a sua vida acabaria por ser incompleta sem o amor e a família.

Um trecho de In Search of Mozart, Henri Gheon capta a essência da necessidade incessante de um menino prodígio de se sentir amado: “Estamos informados de que Mozart, arrastado por toda a Europa desde seis anos de idade, exibido como um cão desempenhando perante os reis, sobrecarregado de bajulação, com presentes e carinho, muitas vezes dirigiu a quem parecia interessado nele a pergunta ingênua: “Você me ama?” Era a sua maior necessidade. Mesmo antes de seu gênio ter tido tempo para amadurecer, ele foi descartado como um brinquedo que já não divertia mais. Em cada etapa da sua vida, ele teve que ser refeito. Em cada prova, uma nova prova era requerida.”

Os pais empresários governaram como disciplinadores rigorosos e tinham horários rigorosos para cultivar as qualidades de génio que descobriram em seus filhos. Michael e Mozart estavam afastados do patrocínio paterno no final de suas vidas, mas apesar de terem experimentado complicadas relações entre pai e filho, ambos estavam profundamente envolvidos na vida dos seus próprios filhos, como pais excepcionais. Michael teve três filhos e Mozart teve dois filhos (que sobreviveram até a idade adulta). Os dois artistas altamente conceituados deram educação artística e musical para seus filhos e eles implantaram as bases eles mesmos. Há inúmeros relatos feitos por jornalistas, amigos e familiares, descrevendo o ambiente de amor proporcionado por Michael. Os momentos eram frequentemente musicais e sua voz pode ser ouvida acompanhando brincadeiras. “Ele ensinou-lhes sobre a arte e a música”, disse o advogado da família Jackson. “Eles são brilhantes, eles são tão inteligentes, eles são tão talentosos. Eles são simplesmente crianças maravilhosas. Eles são um reflexo de Michael Jackson.”

Quanto ao Mozart, era inédito para um pai do século 18 para ser tão atencioso e carinhoso. Sua última carta para sua esposa em outubro de 1791 refere-se às preocupações com as maneiras do seu filho mais velho Karl, os seus estudos no colégio interno e da sua ida à ópera juntos. O ator dinamarquês Joachim Daniel Preisler visitou a família Mozart uma vez, em um domingo, e escreveu sobre sua experiência lá: “Este pequeno homem e grande mestre improvisou duas vezes em um piano com pedal, e foi tão maravilhoso, tão maravilhoso que desafia a crença! Ele entrelaçava as mais difíceis passagens com os mais belos temas. Sua esposa cortava penas para a caneta do copista, um aluno formado, e um menino de quatro anos caminharam no jardim cantando recitais. Em resumo, tudo em torno deste homem esplêndido era musical! “

O pai de Mozart era desonesto sobre a idade de Wolfgang para prolongar a novidade de sua infância. O biógrafo de Michael, Taraborrelli diz que “a equipe de relações públicas da Motown afirmava que Jackson tinha nove anos, dois anos mais novo que ele era, para fazê-lo parecer mais bonito e mais acessível.” Isto veio em um ótimo preço. Os públicos deles prontamente lembraram que eles preferiam que seus eus antigos, mais jovens, o que tornou crescer acentuadamente doloroso. Mozart escreveu sobre isso de Paris: “… esses franceses estúpidos pensam que eu ainda tenho sete anos.” Ele já não era o prodígio angelical, mas um jovem homem cheio de marcas, com características desproporcionais, ou seja, um nariz maior. Um jornal teria mesmo chamado-o de “Mozart Nariz-Grande”.

Também enfrentando uma transição estética, Michael tratou de uma acne severa e provocações decorrentes sobre sua aparência durante a adolescência. Assim como Mozart, seu nariz era um alvo privilegiado. Ele foi provocado incansavelmente como “nariz grande” e “feio”. Em uma entrevista em 2003, Michael falou sobre como ele foi afetado por uma mulher que ficava perguntando: “Onde está o pequeno Michael?” Ela examinou a multidão e facilmente esqueceu dele. Quando alguém, finalmente, apontou para ele, ela olhou para o rosto do adolescente e disse: “Ewww! O que aconteceu com você?” Isso claramente teve um efeito profundo. “Eu poderia ter morrido ali”, disse ele solenemente na entrevista, algumas décadas mais tarde.

Michael e Mozart compartilhavam o amor pela dança e aprenderam essa arte quando crianças. A primeira performance de Mozart em público não foi como músico, como você poderia facilmente pensar, mas como um dançarino aos cinco anos de idade em uma peça latina, Sigismundus Rex, a mesma idade com que Michael começou sua própria carreira. Seu amor pela dança é bem documentado por contemporâneos e por sua própria admissão. Na verdade, o amigo de Mozart, o tenor irlandês Michael Kelly, escreveu em suas memórias que: “Seu talento estava naquela arte (dança) e não na música.” Isso é realmente uma declaração sobre o maior compositor da história!

A dança ocupava apenas uma parte de sua existência energética. Tais disposições lúdicas conduziram inevitavelmente a jogos e brincadeiras, um sentido de humor que forneceu um desvio necessário do gênio musical e tudo o que isso implicava. Era um ritual de Michael surpreeender sua equipe com balões de água e batidas de tortas voadoras de creme após o encerramento das gravações de um curta-metragem. Há inúmeras histórias de travessuras de Michael em Neverland, muitas dos quais você pode ver em vídeos divulgados publicamente. Mozart criou muitas brincadeiras em sua música e através de jogos de palavras. Schachtner disse certa vez: “Mas antes que ele começasse a música, ele estava tão pronto para qualquer brincadeira temperada com um pouco de humor que ele conseguia esquecer alimentos, bebidas e tudo o mais.”

E nessa semelhança, aquela que compartilharam um nível mais profundo de congruência, que foi a perda de uma infância que foi sacrificada para o gênio musical. Isto inspirou a incorporação da criança – como a inocência, fantasia e nostalgia para a narrativa dramática dos seus contornos musicais, quase como uma forma de catarse auto-biográfica. “Dê a Mozart um conto de fadas, e ele cria sem esforço uma obra de arte imortal.” (Camille Saint-Saëns, Retratos e Lembranças)
Para todos os elogios e estrelato, havia uma quantidade equivalente de críticas. Muitos críticos consideraram que o trabalho de Michael e Mozart era muito generoso, grandioso, extremo e inovador para o público. Por exemplo, em janeiro de 1787, o correspondente vienense do “Magazin der Muzik”, relatou sobre Mozart: “Ele é o melhor pianista que já ouvi tocar, mas é uma pena que nas suas composições engenhosas e realmente bonitas ele vai longe demais em sua tentativa de ser novo, de modo que a sensação e o sentimento são pouco cuidados. Seus novos quartetos, dedicados a Haydn, são também fortemente temperados – e qual paladar pode aguentar por muito tempo?”

Devido a tais críticas, ele deve ter enfrentado, sem dúvida, a pressão para se conformar com as convenções musicais da época. Michael se conformou à máquina da Motown nos primeiros anos e desenvolveu sua independência ao longo do caminho, enquanto Mozart teve que se conformar com certas comissões. Um editor de Leipzig escreveu a Mozart: “Escreva em um estilo mais popular, ou eu posso nem imprimir, nem pagar por coisa alguma de vocês!”

Uma afinidade para a moda opulenta também foi uma forte semelhança, e este é um dos meus temas favoritos para discutir sobre estes senhores. Michael e Mozart, ambos se apresentaram para cabeças coroadas e foram eles mesmos cortejados por círculos aristocráticos, respectivamente. Seu senso de moda não foi influenciado por essa noção da sociedade, mas era sim uma tomada de criatividade e imaginação, onde, naturalmente, se sobressaiam, inventando e se reinventando como espetáculos, homens do reino teatral. Michael gostava de detalhes militares porque “exigem atenção … tem linhas limpas e eles se encaixam quase como a roupa de dança”, explicou o alfaiate Michael Bush. Os contemporâneos de Mozart observaram que sua vestimenta era muitas vezes estravagante e isso certamente tem sido dito sobre as preferências estilísticas de Michael.

“O Sr. Mozart era um homem extremamente excêntrico e um jovem distraído, mas não sem um certo espírito de orgulho. Ele era muito popular com as mulheres, apesar de seu tamanho pequeno, ele tinha um rosto mais incomum, e ele poderia enfeitiçar qualquer mulher com aqueles olhos …” observou Luigi Bassi, um cantor de óperas de Mozart. Piero Melograni, biógrafo de Mozart, também fez uma excelente observação que acho que pode ser atribuída aos dois artistas:. “É verdade que Wolfgang sempre procurou compensar as suas limitações físicas por uma elegância no vestir. O cuidado que ele tinha com sua roupa e seu cabelo deve tê-lo ajudado a lidar com os poderosos em condições de igualdade.”

A foto abaixo do LA Times (de 26 de maio de 2005) mostra a tendência de Michael para a moda do século 18. Ele usava muitos coletes de seda elaborados e desenhos jacquard. Ele ainda usava detalhes de trajes reais britânicos e austríacos (Mozart era austríaco).


Michael e Mozart: um virtuosismo Correspondente   Costum10

Michael e Mozart deleitaram-se com o fato de que sua música trouxe alegria e felicidade para os outros. Suportando as várias formas de preconceito, como o classismo, racismo e elitismo, todos eles foram muito felizes em entregar o sentimento progressista com a sua arte. As letras de Michael e seus monumentais esforços humanitários falam por si. Ele expressou amor sincero e apreço por seus admiradores em cada momento. E é impossível esquecer a observação vivaz de Mozart sobre a sua ópera revolucionária “Le Nozze di Figaro” vivendo nas ruas de Praga, entre os usuários comuns, longe da exclusividade de salões aristocráticos. “Eu olhava com o maior prazer, enquanto todas estas pessoas viajavam de puro prazer pela música do meu Figaro, organizados em quadrilhas e valsas. Pois aqui eles falam sobre nada além de Figaro. Nada é tocado, cantado, ou assobiado além de Figaro. Nenhuma ópera é desenhada como Figaro. Nada, nada, além de Figaro. Certamente, uma grande honra para mim!”

Na verdade, a fraternidade foi de enorme importância para esses artistas, tanto pessoal como profissionalmente. Mozart era um membro da loja maçônica vienense “Zur Wohltaetigkeit” (Beneficência) e “Zur Neugekroenten Hoffnung” (Nova Esperança Coroada) e também participava de reuniões na loja “Zur Eintracht Wahren” (Verdadeira Harmonia). A loja estava cheia de intelectuais e progressistas, que queriam igualdade para todos, o fim da sociedade aristocrática. Beneficência, Nova Esperança Coroada e Verdadeira Harmonia certamente descrevem a filosofia pessoal e a missão filantrópica de Michael, bem como o sentimento capturado em suas canções como Heal the World e Will You Be There. Como Schubert famosamente exclamou: “Que imagem de um mundo melhor que nos deram, Mozart!”

Ambos os artistas estavam ligados à África, pessoal e profissionalmente. Michael usou ritmos de dança e incorporou a língua africana suaíli como conteúdo lírico. Mozart foi influenciado pelo compositor afro-francês e violinista Joseph Bolonha (Le Chevalier de Saint George), em uma visita à Paris. Mozart estava especialmente inspirado no que se refere à sua escrita para violino considerando que Bolonha era um virtuose do instrumento. Os dons de Bolonha eram ótimos, mas seus avanços foram impedidos pelo preconceito. Ele ficou conhecido como “Le Mozart Noir” (O Mozart Afro - descendente, Ele é afro-descendente). Em 2005, foi feito um filme sobre sua vida intitulado “O Mozart Afro - descendente, Ele é afro-descendente: Revivendo uma lenda.” Mozart também teve um estimado colega africano, em Viena, mas seu nome infelizmente me escapa. Eu vim a saber dele quando vi o seu retrato pendurado nos seus aposentos no Museu de Mozart (Mozarthaus), em Viena, há alguns anos. Esta ligação demonstra que, apesar de grandes artistas musicais aparentarem estar a mundos de distância através da geografia, tempo e gênero, estão todos vinculados pelas mesmas fibras do gênio e da humanidade.

Apesar de tais sucessos prodigiosos, pensamentos de morte prematura foram demonstrados. “Eu nunca deito à noite sem refletir que, jovem como sou, eu posso não viver para ver outro dia”, Mozart escreveu aos 31 anos. No final de 1791, Mozart ficou convencido da sua morte, apesar dos esforços de sua esposa Constanze para redirecionar isso. Algo muito semelhante aconteceu no caso de Michael. Segundo a ex-mulher Lisa Marie Presley, Michael disse a ela (ao mesmo tempo, nos seus 30 anos) que ele pensava que iria morrer cedo, como seu pai, Elvis Presley. Ela escreveu em seu blog após a morte de Michael: “Em algum momento, ele parou, olhou para mim muito intensamente e afirmou com uma certeza quase tranquila: ‘Tenho medo de que eu vá terminar como ele.’ Eu prontamente tentei dissuadi-lo da idéia, momento em que ele apenas deu de ombros e acenou com a cabeça quase, de fato, como se me avisando que ele sabia o que sabia e que era algo assim.”

O pai de Mozart também tinha demonstrado preocupação com a morte precoce de seu filho. “Seu rosto … era tão grave que muitas pessoas inteligentes, vendo o seu talento tão cedo desenvolvido e seu rosto sempre sério e pensativo, estavam preocupados com a duração da sua vida”, escreveu Leopold em uma carta ao seu filho.

Michael e Mozart trabalharam incansavelmente, muitas vezes negligenciando seus próprios cuidados, pois enfrentaram várias doenças e horários rigorosos de desempenho ao longo dos anos. A aparência física parecia a proclamação do fim. Josepha Duschek descreveu seu amigo Mozart em setembro de 1791 quando da sua visita a Praga, três meses antes de morrer: “Seu rosto parecia como o queijo e os seus olhos eram sombrios e cheios de melancolia.” No filme-concerto, This Is It, Michael não parecia bem em algumas cenas, e alguns membros de sua equipe criativa expressaram preocupação sobre a saúde dele naquelas semanas finais.

Os médicos não concordaram de forma conclusiva sobre a causa da morte de Mozart e ainda não chegaram a um acordo. Em agosto de 2009, a investigação sobre a causa da morte de Mozart ainda estava nas manchetes. Durante muito tempo, acreditou-se que ele morreu de febre reumática, mas os últimos estudos médicos mostram que foi provavelmente devido a complicações na garganta. Devido aos costumes funerários da época, Mozart foi enterrado em uma cova anônima comum, num local que nunca foi estabelecido. Atualmente, as circunstâncias da morte de Michael ainda estão sendo debatidas e, como é o caso de Mozart, parece que nós poderemos nunca saber a verdade inteira.

Em sua entrevista para o Good Morning America, em agosto de 2008, Michael disse que esperava “ser eu mesmo” em trabalhos futuros. Ele estava planejando uma adaptação do filme e um álbum de música clássica, entre outros projetos. Mozart refletiu de forma bastante semelhante durante sua última doença: “Eu tenho que deixar minha arte, agora que já não sou um escravo da moda, não sou mais ligado aos especuladores, quando posso seguir os caminhos pelos quais o meu espírito me leva, livre e independente para escrever apenas quando estou inspirado. Devo deixar minha família, meus pobres filhos, justamente quando eu estaria em melhor posição para cuidar de seu bem-estar.”

Mozart está se referindo aqui à dívida financeira que estava para ser extinta por essas comissões e novas oportunidades, assim como Michael na turnê This Is It também estava para liquidar um encargo financeiro significativo. Entre as idéias e os planos que Mozart tinha para o futuro? Assim como Michael, turnês se apresentando em Londres.

Estes são notáveis ​​paralelos, com certeza, mas o maior denominador comum em termos de arte, na minha opinião, é a sua paixão, domínio e inovação do drama musical (outro tema merecedor de sua própria atenção!). Como o maior dos compositores de ópera, Mozart redefiniu o gênero. Com suas performances teatrais e curtas-metragens, Michael redefiniu a música popular com sentimento, sofisticação e inteligente trabalho, acrescentando novas dimensões de profundidade e criatividade. Como Michael disse certa vez: “A vanguarda de hoje é o clássico de amanhã.”

Eu acho que é apropriado encerrar com uma citação de Wolfgang Hildesheimer, que é aplicável a ambos os artistas. “O enigma de Mozart é justamente que ‘o homem’ recusa-se a ser a chave para resolvê-lo. Na morte, como na vida, ele se esconde por trás de seu trabalho.”

Créditos: FLAZINHA - Fórum MJ, Rock My World
Fonte: Blog The Chronicles of a Modern-Day Mozartian http://www.moderndaymozartian.com/2009/07/michael-and-mozart-equidistant.html

MimiJak
Membro
Membro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos